Friday, February 20, 2015

Neste video de 6 minutos RR fala dos perfis de colecionadores e coleções

Colecionadores agressivos e colecionadores conservadores.
Coleções especializadas e coleções diversificadas.

Wednesday, February 18, 2015

Nove segredos do êxito mercadológico para artistas

Para um artista ser bem sucedido no mercado de arte ele precisa cumprir 9 passos:

1) Tenha uma produção que dialogue com a linguagem corrente do mainstream de arte contemporânea. Não adianta fazer algo "que nunca ninguém fez", pelo contrário, é preferível conferir um aspecto familiar à criação, do que fazer algo fora de qualquer contexto.

2) Produzir em grande quantidade. O artista precisa ter produção para fazer muitas exposições ao longo do ano, atender o mercado e se mostrar vigoroso.

3) Expor regularmente. Esteja em evidência, alcançar o sucesso não é difícil, o difícil e se manter no topo. O meio dos artistas é bastante competitivo.

4) Saiba ouvir o seu público. A função da exposição é exatamente esta: submeter a obra a apreciação pública. É bom ouvir as reações do público, seja ele formado por curadores, críticos, artistas ou amadores. Neste diálogo, na exposição ou mesmo no atelier, o artista aprende a se defender, argumentar e reconhecer seus desafios para evoluir.

5) Pertença a uma panelinha. Nelson Leirner dizia que o artista precisa ter carteirinha. É preciso estar inserido numa roda de influência, aproxime-se de algum grande mestre, fique amigo, obtenha a proteção dele. Todo mestre gosta de ter discípulos, que mantém viva sua influência. E todo bom discípulo pode ser lançado ao mercado pelo seu mestre, ou apresentado a curadores e galeristas. O mestre ajuda a avalizar a arte do discípulo. A panela traz conforto aos seus integrantes.

6) Delegue as vendas para galerias de arte. Não se apegue ao valor da sua obra, porque este valor não depende somente do artista, depende da soma de fatores e parceiros diretos e indiretos. Dialogue com seu galerista, entenda os custos de uma galeria e repasse as comissões acordadas. Evite fazer vendas por fora da galeria, porque isso prejudica os resultados da parceria, e sobretudo nunca venda no atelier por preços abaixo dos cobrados pela galeria, isto prejudica sua cotação e abala a confiança dos colecionadores.

7) Contrate um assistente, temporário, ou permanente, para fazer uma grande produção. Trabalhar sozinho é difícil e nem sempre a disciplina ajuda. Com assistentes sua produção mais do que dobra. Grandes artistas possuem diversos assistentes. Você não precisa pintar tudo sozinho, ou esculpir a pedra sozinho. Sob sua autoria, diversas mãos podem colaborar, é assim desde a antiguidade, e mais ainda agora, na arte contemporânea.

8) Mantenha um currículo atualizado, demonstre engajamento no circuito de arte, constância e regularidade de exposições, em espaços oficiais e alternativos. Cuidado com excesso de exposições em espaços alternativos, você pode ser confundido com um artista marginal.

9) Mantenha um simples portfolio online, para mostrar suas coisas para as pessoas. Não precisa ser o catálogo completo da sua vida inteira, mas pode conter as principais obras de cada série, sempre com fichas técnicas ao lado das imagens. Sites exagerados e vistosos também são desnecessários. Adote um visual espartano no site.

Bem, é isso. Não é fácil  :)  nenhuma profissão é fácil, especialmente a profissão dos artistas. Existem compensações: o glamour, a visão crítica, a criação constante, o prestígio e a pose de artista.
Boa sorte!!!

Ricardo Ramalho

Artista, consultor de arte e coordenador da Galeria Virgilio
Fev 2015

artigo originalmente publicado no blog www.galeriavirgilio.blogspot.com.br
interessante blog recém lançado, com notícias, preços e informações