Thursday, June 25, 2015

O texto da Bienal de Pintura, de 17/6 a 25/7/2015, curadoria Ricardo Ramalho

A Bienal de Pintura
Os artistas são livres para fazerem o que quiserem. São mesmo? O circuito de arte tem condicionamentos que costumam ser seguidos a risca. Existem procedimentos a serem cumpridos visando uma boa apreciação, uma linguagem de arte a ser utilizada, conceitos de trabalho são elaborados de modo previsível, as obras são seriadas, o currículo é escrito de acordo com um modelo convencionado. A comunicação precisa ser impecável. Existe muito de administrativo e institucional na rotina artística. Até a roda de amigos e influências convém ser observada para um bom trânsito neste meio tão político. A crítica que a arte recebe também acaba por afetar a produção, o que é inevitável e desejável: é o diálogo eterno entre a criação e o público.

E os curadores são livres? Tanto quanto os artistas: não muito. Existe um forte componente de criatividade autoral neste ofício, mas os curadores são os guardiões dos tais procedimentos consagrados do circuito. Ou seja, também cumprem muitos condicionamentos. Um curador que não atende os pilares da arte corre o mesmo risco que um artista com comportamento semelhante: a marginalidade. Se para um artista pode ser difícil defender sua obra publicamente; para um curador a dificuldade se multiplica pelo número de artistas da exposição. Toda curadoria é um grande telhado de vidro. O curador é visto como aquele que incluiu para o bem e excluiu para o mal. É ele o culpado. O volume de críticas que um curador recebe é sempre significativo. O grande mérito de curadorias é exatamente este, alguém que assume publicamente a responsabilidade e dá a cara pelo conjunto dos trabalhos valorizando assim a mostra e a instituição. Graças ao curador a exposição não fica encoberta pelo manto nebuloso da concepção difusa. Em Portugal o termo “comissário” é interessante porque evidencia o lado administrativo do trabalho, como um agente com o fardo de representar uma comissão.
Livres ou não, os artistas querem entrar para a história da arte e os curadores também. Uma estratégia recorrente para curadores é a realização de exposições de artistas ja bem registrados na história da arte, assim o proponente reforça a catalogação e aparece como mais um avalista dos consagrados. Alguns curadores são mais arrojados, além da história da arte querem ser visionários, então eventualmente garimpam artistas emergentes ou desconhecidos, para que depois com o tempo a história se encarregue de confirmar suas visões precoces.
Uma exposição é sempre efêmera, embora as obras sejam em geral duradouras. O catálogo visa dar longevidade para o projeto. Neste quadro de exposições transitórias, algumas com títulos rebuscados, e esquecíveis, vão se acumulando nos percursos dos artistas inúmeras participações. A tal ponto que nos currículos artísticos mais extensos chegam a editar uma lista somente com as “principais exposições”. Como curador independente pretendo que minhas exposições entrem neste rol, embora nem sempre possível, preciso evitar propor apenas “mais uma” exposição.
Há algum tempo tenho imaginado organizar uma exposição recorrente em São Paulo, um projeto com várias edições e que entrasse para o calendário cultural da cidade. Uma marca. Uma espécie de bienal, uma exposição com um recorte específico. O título pode ser considerado pretencioso, logo a partida. Como disse José Resende numa mesa redonda no Centro Cultural São Paulo “falta ambição nos jovens artistas”. Atento a este alerta não posso ser um curador sem ambição. Não é pretenção, é necessidade. Naturalmente a Bienal de Pintura, pelo nome, sugere algo absolutamente conservador para os olhares calejados do circuito de arte. Mas para o grande público acredito que haverá interesse. Entretanto uma curadoria não apenas dialoga com o público, precisa prestar contas para o sistema de arte.

Como justificar uma Bienal de Pintura? (frequentemente a justificativa da arte vem depois que ela foi feita). Com a proliferação de programas de técnica específica como as feiras internacionais de fotografia (vide SPArte/Foto), inúmeras galerias de fotografia, galerias de gravura, circuito SP Estampa, o festival Video Brasil, o FILE (festival de linguagem eletrônica), feiras de publicações artesanais (PLANAMIS) e editoras de livros de artista, como a Tijuana, fica mais do que justificada a Bienal de Pintura especialmente se considerarmos que a pintura, embora em notável recuperação, perdeu algum mercado para a fotografia e outras midias, desde o final dos anos 90. Vamos torcer para que a Bienal seja mesmo uma bienal, isto só saberemos daqui a dois anos. Já que nem a importante Bienal de São Paulo é infalível sobre periodicidade, acredito que a Bienal de Pintura pode se tranquilizar sobre este compromisso. O nome da mostra é pomposo e institucionalizante, como convém a uma estratégia de valorização dos artistas e do tema perante novos públicos: a pedra fundamental está lançada.
Acolhida pela Galeria Virgilio, foram selecionados dezoito artistas de várias procedências. São dez independentes: Augusto Citrângulo, Ciro Cozzolino, Dalia Rosenthal, Eduardo Verderame, Fernanda Barros, Ricardo Alves, Rodrigo Machado, Rubens Zaccharias Jr, Sergio Spalter e Tulio Tavares. E oito artistas representados pelas Galeria Lume, Mezanino, Paralelo e Virgilio: Alex Flemming, Andre Rigatti, Danilo Oliveira, Luiz Monken, Manoel Veiga, Marcelo Comparini, Paulo D’ALessandro e Ulysses Bôscolo. Somos gratos ao apoio destas galerias e aos artistas pela participação. Ao colocar alguns artistas de outras galerias exercitamos a cooperação entre as casas e acessamos artistas muito interessantes. Os independentes ajudam a dar um frescor de oxigêncio na exposição e em breve estarão posicionados novamente em galerias. Procurei fazer um apanhado da expressividade da pintura com diferentes tratamentos pictóricos e com a ampliação da discussão do formato para técnicas análogas como a fotografia manipulada e outros recursos de expressividade bidimensional. Lembrando que uma exposição não é apenas sobre arte; é sobre artistas. Como é difícil fazer escolhas e arcar com elas. Quando a escolha parece incompleta o curador se consola imaginando uma próxima curadoria que contemple outros exemplos, assim dedico a exposição a todos os que foram selecionados e aos que não foram.
Ricardo Ramalho

Bienal de Pintura
17 de Junho (vernissage 19:30) a 25 de Julho 2015.
Curadoria Ricardo Ramalho
www.facebook.com/ramalhoface
Com Augusto Citrângulo, Ciro Cozzolino, Dalia Rosenthal, Eduardo Verderame, Fernanda Barros, Ricardo Alves, Rodrigo Machado, Rubens Zaccharias Jr, Sergio Spalter, Tulio Tavares, Alex Flemming, Andre Rigatti, Danilo Oliveira, Luiz Monken, Manoel Veiga, Marcelo Comparini, Paulo D’ALessandro e Ulysses Bôscolo
Local, Galeria Virgilio - Rua Dr Virgilio de Carvalho Pinto 426, São Paulo, SP, 05415020 - galeriavirgilio1@gmail.com
www.galeriavirgilio.com
www.facebook.com/galeriavirgilio

No comments:

Post a Comment